TGP & TGO
11/04/2022 00:00:00A transaminase pirúvica e a transaminase glutâmico-oxalacética (TGP e TGO), é um exame utilizado no diagnóstico de doenças hepáticas (do fígado).
O fígado é um dos órgãos principais do corpo humano, pois funciona como uma espécie de centro de transformação, porque a maior parte das substâncias é metabolizada lá.
Quando uma célula do fígado sofre alguma lesão, as transaminases que se encontram dentro delas escapam para a corrente sanguínea, aumentando as concentrações de TGO e TGP. Por esse motivo, é necessário colher o sangue para avaliar os níveis da transaminase pirúvica.
Os níveis, tanto alto como baixo, da TGP podem indicar várias condições. As doenças em que se verifica um aumento da transaminase pirúvica na corrente sanguínea são:
- Hepatites: virais, alcoólicas ou medicamentosas (essa última causada pelo excesso de medicamentos como o paracetamol, por exemplo);
- Congestões hepáticas (do fígado);
- Isquemia hepática;
- Câncer do fígado primário ou metastático;
- Cirrose hepática;
- Esteatose hepática ou hepatite gordurosa;
Níveis baixos de TGP podem sugerir a infecção do trato urinário.
Altos níveis de TGO podem indicar:
-Cirrose
-Hepatites
-Infarto
-Insuficiência cardíaca
-Hemocromatose
-Deficiência no fluxo de sangue par ao fígado (isquemia)
-Câncer no fígado
-Uso de medicamentos tóxicos para o fígado
-Mononucleose
-Trauma ou dano muscular
-Pancreatite
-Altos níveis de vitamina A no organismo.
A dosagem de TGO também pode ficar alta após:
Queimaduras graves
Procedimentos cardiovasculares
Convulsões.
As causas mais comuns de alterações em resultados são o excesso de bebidas alcoólicas, ter recebido (em transfusão) sangue contaminado, provavelmente de doadores que são usuários de drogas, a possibilidade de uma doença biliar, o uso contínuo de medicamentos que sejam altamente tóxicos ao fígado, imunossupressão, alguma doença prévia do fígado ou do coração.
Consulte sempre seu médico.