É necessário?
11/04/2022 00:00:00O jejum para fazer exames de sangue surgiu como uma forma de padronizar os valores normais do organismo humano. Isso porque tanto o gasto energético quanto o metabolismo são diferentes de pessoa para pessoa.
Inicialmente, foi determinado o período de 12 horas de jejum para fazer exames de sangue já que esse era considerado o tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição.
O jujum superior a 12 horas, pode trazer alterações para alguns tipos de exames.
O motivo da flexibilidade do tempo de jejum atualmente são os avanços nos equipamentos, nos reagentes químicos assim como nas análises. A melhoria destes processos permitiu que alguns exames tivessem o período de jejum alterado.
Além disso, o exame precisa refletir o estado metabólico cotidiano do paciente em suas condições normais de dieta. A mudança no tempo de jejum para fazer exames traz benefícios para o paciente que pode evitar o desconforto de ficar sem comer por um período prolongado além de poder realizar o exame em horários mais flexíveis.
Consulte sempre seu médico!