GAMA GT

Gama Glutamil Transferase

14/04/2022 00:00:00

Gama GT é o exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) no organismo. Essa enzima está presente principalmente no fígado e ductos biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos, pâncreas e baço.

O exame serve especialmente para fornecer uma análise do funcionamento do fígado e identificar possíveis alterações hepáticas, principalmente as relacionadas ao consumo de álcool.

O gama GT é um exame laboratorial realizado por meio da coleta de sangue pela venopunção de aproximadamente 5mL, semelhante a coleta realizada no exame de hemograma.

Quais os sintomas do Gama-GT alto?

Indivíduos que fazem uso crônico de bebida alcoólica têm um aumento de Gama-GT, embora apenas 30 a 50% dos alcoólicos apresentam esta enzima elevada. O elevado valor da enzima pode indicar uso de bebida alcoólica, mas não necessariamente doença hepática.

No alcoolismo crônico, os níveis de Gama-GT diminuem com a retirada do álcool e elevam-se com o retorno do consumo. Baseando-se nisso, a dosagem de Gama-GT juntamente com outras enzimas hepáticas pode ser usada em alguns centros de tratamento de alcoolismo para acompanhar a terapia.

Um valor de GGT baixo é semelhante ao valor normal e indica que não existe qualquer alteração no fígado ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O exame deve ser feito em jejum de pelo menos 8 horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições. Além disso, deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame, pois podem alterar o resultado. Alguns medicamentos devem ser suspendidos, pois podem elevar a concentração dessa enzima.

Consulte sempre seu médico!