Exames de sangue para avaliação.
19/04/2022 00:00:00Não apenas os níveis de colesterol são responsáveis por sinalizar sua saúde cardíaca, existem outros elementos que em falta ou excesso também revela riscos cardíacos, alguns exemplos:
Colesterol Total – níveis altos podem aumentar riscos de doença cardíaca
Colesterol LDL – conhecido como colesterol ruim, em excesso reduz o fluxo sanguíneo.
Colesterol HDL – conhecido como colesterol bom, ajuda a eliminar o ruim e manter as artérias abertas.
Triglicerídeos – é um tipo de gordura que em níveis altos indica que você ingere mais calorias do que queima, isso aumenta seu risco de doença cardíaca.
PCR Ultrassensível (PCR - US) – Produzida pelo fígado como resposta do organismo a lesões ou infecções. Por isso ajuda a determinar risco de doença cardíaca mesmo antes de apresentar sintomas.
Lipoproteína (A) – É um tipo de colesterol LDL, esse exame é solicitado após uma avaliação médica para ver se há necessidade ou não de realizar.
Ceramidas Plasmáticas – O indicativo é que altos níveis no sangue também é sinal de maior risco cardiovascular.
Peptídeo Natriurético (BNP) – proteína produzida pelo coração e vasos sanguíneos. Ajuda o corpo a eliminar líquidos, relaxar vasos sanguíneos, mover sódio para urina. Exame útil para detectar insuficiência cardíaca e ajudar a medir o desempenho do tratamento.
Troponina T – proteína encontrada no músculo cardíaco, ajuda a diagnosticar um ataque cardíaco e também determina riscos da doença cardíaca mesmo sem sintomas.
Consulte sempre seu médico, ele irá indicar qual exame deverá ser feito no momento exato para saúde de seu coração.