Sintomas, tratamentos e causas.
20/04/2022 00:00:00Anemia ferropriva é o tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias.
Existem diversas causas para a anemia ferropriva, são elas:
Falta de ferro na alimentação, Diminuição da absorção do ferro pela mucosa intestinal que pode ser causada por cirurgias que retiram partes do estômago e/ou intestino que afetam a absorção do ferro como gastrectomias por úlceras no estômago e cirurgia bariátrica que retira parte do estômago e do intestino para redução do peso, verminoses intestinais como ancilostomíase, trânsito intestinal acelerado, como nos casos de diarreias frequentes dificultando a absorção do ferro durante sua passagem pelo tubo digestivo, doença celíaca, fluxo sanguíneo menstrual de grande volume e por muitos dias, condição chamada de hipermenorréia pelos ginecologistas.
O tratamento à princípio é repor a necessidade imediata de ferro do organismo, por meio da prescrição de doses medicamentosas deste nutriente. As doses de sais de ferro podem chegar a 200 ou 300 mg tomadas em doses diárias por no mínimo 2 a 3 semanas, variando conforme cada caso e grau de anemia.
Sintomas:
- Fadiga crônica e desânimo
- Cansaço aos esforços
- Pele e mucosas pálidas (descoradas)
- Tonturas e sensação de desmaio
- Dores de cabeça e dores nas pernas
- Geofagia ( vontade incontrolável de comer terra )
- Queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças
- Falta de apetite
- Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos )
- Dificuldade de concentração e lapsos de memória
- Diminuição do desejo sexual.
Você identificou algum desses sintomas? É importante que você evite a automedicação e busque ajuda médica para o diagnóstico correto.