Saiba mais sobre o exame..
20/04/2022 00:00:00Quando você recebe o laudo do exame de PSA, ou até mesmo antes de realizar o exame, muitas dúvidas podem surgir: “O que significa um PSA alto?”, “O exame mostra se eu tenho câncer?”
Para tirar as suas dúvidas sobre este exame tão polêmico, preparamos este artigo com 10 coisas que você precisa saber sobre o exame. Confira abaixo:
1. Um PSA alto não necessariamente determina a presença de câncer de próstata, pois, na maioria das vezes, os casos estão relacionados à inflamação na próstata, hiperplasia prostática benigna e outras condições como andar de bicicleta.
2. O exame de PSA mede o nível de uma substância produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). O PSA pode estar alto com ou sem câncer.
3. O exame não indica se você tem ou não câncer. Para descobrir se você está com câncer, e se é agressivo, é necessário fazer uma biópsia da próstata.
4. Um PSA alto não diferencia o câncer de desenvolvimento lento do agressivo.
5. Embora o câncer de próstata seja um dos mais comuns entre os homens, em boa parte dos casos é um câncer de desenvolvimento lento, sem sintomas e não causa prejuízo para a saúde.
6. Os níveis de PSA tendem a aumentar com o avançar da idade.
7. O exame de PSA não é indicado para homens com mais de 70 anos, pois os malefícios do rastreamento superam os benefícios. Também não é indicado para homens com idade igual ou menor que 44 anos.
8. O exame é indicado para homens com mais de 45 anos e que tenham algum fator de risco e homens com idade igual ou superior a 50 anos.
9. O exame de PSA não substitui o toque retal, pois os dois exames têm finalidades distintas.
10. A melhor forma de prevenir o câncer de próstata – e também outros tipos de câncer – é mantendo uma vida saudável.
A decisão sobre fazer o exame de PSA deve ser compartilhada com o seu médico, considerando os riscos e benefícios.
Procure sempre ajuda médica para o diagnóstico correto.