HIV OU AIDS?

Você sabe a diferença?

20/04/2022 00:00:00

O HIV é uma infecção muito estigmatizada, por isso muitas pessoas têm receio de fazer o exame. Entretanto, ele é fundamental para que a infecção seja descoberta o quanto antes e o tratamento possa ser iniciado. Até mesmo porque, ter HIV não é o mesmo que ter AIDS.

O HIV é uma IST, ou seja, uma Infecção Sexualmente Transmissível. Sendo assim, a principal forma de contágio é a via sexual. Essas infecções são causadas por micro-organismos como fungos, bactérias e vírus. No caso do HIV, a infecção é causada por um vírus denominado vírus da imunodeficiência humana. Embora não exista uma cura para essa infecção, o tratamento, chamado de terapia antirretroviral, é fundamental para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas que vivem com o vírus.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?
Uma pessoa, após ter sido infectada pelo vírus HIV, pode permanecer muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. Nesse caso, dizemos que a pessoa está vivendo com HIV.

A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando a pessoa apresenta infecções oportunistas (que se aproveitam da fraqueza do organismo, como tuberculose e pneumonia) devido à baixa imunidade ocasionada pelo vírus.

A melhor forma de se prevenir é utilizando corretamente a camisinha feminina ou masculina em todas as relações. Gestantes que vivem com HIV precisam tomar certos cuidados para não transmitirem o vírus para os filhos.

O tratamento das pessoas que vivem com HIV também é essencial, pois evita que o vírus seja transmitido para outras pessoas. Por isso, faça seu teste.

Procure sempre ajuda médica para o diagnóstico correto.