Sintomas e prevenção
20/04/2022 00:00:00A Infecção do Trato Urinário, conhecida popularmente como infecção urinária, é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, do qual fazem parte a bexiga e a uretra.
Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.
A infecção é causada quando uma bactéria entra no sistema urinário do indivíduo, por meio da uretra e, assim, começa a se multiplicar na bexiga. É função de o trato urinário expelir organismos estranhos do corpo, mas quando essas defesas apresentam falhas, a bactéria fica mais forte, aumentando a sua quantidade, e causando a infecção.
O principal sintoma da infecção urinária é a ardência ao urinar, também conhecida como disúria. Conheça outros sintomas a seguir:
- Urgência para urinar, mesmo depois de ter acabado de sair do banheiro.
- Maior frequência para urinar (polaciúria).
- Dor supra púbica (ardência ao urinar).
- Sangue no término da micção (sintoma mais raro).
- Alteração da cor da urina, sua coloração fica mais escura e algumas vezes com odor forte.
- Dor no reto e pélvico.
- Urinar mais de uma vez à noite (noctúria).
- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.
Algumas medidas podem prevenir infecções urinárias, sejam elas de que tipo forem. Confira:
- Beba muito líquido: especialmente água.
- Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário.
- Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro.
- Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina: como regra geral, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital.
- Evite usar calças muito apertadas.
Procure sempre ajuda médica para o diagnóstico correto.