Saiba mais..
25/04/2022 00:00:00Fator Rh: saiba por que é necessário entendê-lo na gestação.
O fator Rh (Rhesus) é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos de muitas pessoas. Quando não há antígeno Rh o fator é chamado negativo.
Durante a gravidez é essencial saber o fator Rh, porque assim é possível controlar a sensibilidade sanguínea entre mãe e bebê. De acordo com a especialista, a principal questão para se atentar na gestação está relacionada com o fator sanguíneo materno, quando ele é negativo e o pai é positivo. Se uma mãe gestante tem sangue Rh negativo e o pai Rh positivo, independentemente do tipo de sangue (A, B, AB ou O), o Rh positivo será dominante e o bebê será desse fator sanguíneo.
O Rh negativo da mãe não vai gerar doenças genéticas no bebê ou aborto durante a primeira gravidez, o bebê irá desenvolver-se sem nenhum problema", esclarece a geneticista Cristina Carvalho.
Já na segunda gestação, quando a gestante é fator negativo e o bebê fator positivo, pode sofrer sensibilidade e incompatibilidade sanguínea. Entretanto, há como se prevenir.
Para prevenir a sensibilização materna é indicada a imunoglobulina anti Rh(D) (conhecida como vacina Rogan), quando a mãe possui o fator Rh negativo e o pai positivo. O momento da vacina é determinado pelo obstetra que acompanha a gestação", ressalta a geneticista.
Sem essa vacina, na segunda gestação de um bebê Rh positivo, o corpo materno irá identificar o fator sanguíneo do embrião como uma ameaça, ou seja, um agente estranho. Isso fará com que o sistema de defesa do organismo da mãe tente combatê-lo.
A destruição das hemácias do feto leva a desenvolver anemia, que pode ser grave a ponto de causar insuficiência cardíaca, edema, comprometimento neurológico e, inclusive, óbito no interior do útero.
Fonte: minhavida.com.br
Como saber o tipo sanguíneo:
Para descobrir qual seu tipo de sangue, basta realizar um exame chamado tipagem sanguínea. Ele pode ser realizado conosco.
Procure sempre ajuda médica para o diagnóstico e tratamento correto.