Não é tudo igual!
25/04/2022 00:00:00Tipos de anemia: entenda quais são as diferenças existentes.
Anemia é um termo amplo usado para falar de alterações na produção e disponibilidade de glóbulos vermelhos (também conhecidos como hemácias) levando a uma baixa concentração de hemoglobina no sangue.
Essa é uma das alterações mais conhecidas pela população, que reconhece alguns sinais do problema na palidez, fraqueza, falta de ânimo e cansaço. Há diferentes tipos de anemia, e diagnosticar corretamente qual é sua fonte é muito importante para que seja feito o tratamento mais indicado em cada caso.
A anemia tem várias causas diferentes, mas que podem ser divididas em dois grandes grupos: as adquiridas e as hereditárias.
Anemias adquiridas:
As formas mais comuns desse grupo estão relacionadas a uma carência nutricional (por baixa ingesta) e mais comumente por problemas na absorção de nutrientes. As deficiências de ferro, ácido fólico e vitamina B12 são exemplos.
A perda de sangue em grandes cirurgias, ferimentos hemorrágicos e no parto, por exemplo, também pode levar a um quadro anêmico.
Anemias hereditárias:
Anemias hereditárias são aquelas passadas pelos pais. Geralmente estão relacionadas a uma alteração que compromete as funções das hemácias e a produção de hemoglobina.
A talassemia e a anemia falciforme são os tipos mais comuns de anemias hereditárias e precisam de acompanhamento especial.
Quais são os sintomas?
Na anemia crônica, aquela que dura por mais tempo, a queda na produção de hemoglobina e, consequentemente, na oxigenação celular, leva a sintomas como: palidez na pele e mucosas, cansaço, sonolência, perda de memória, tonturas e falta de ar ou respiração acelerada. O coração também é afetado e apresenta taquicardia e palpitação, pois precisa bombear mais sangue para levar oxigênio a todas as partes do corpo.
Na anemia aguda, o principal sintoma é a queda da pressão arterial devido ao menor volume de sangue circulante.
Procure sempre ajuda médica para o diagnóstico e tratamento correto.