Saiba mais..
29/04/2022 00:00:00O exame de sorologia, é realizado pela coleta de sangue, onde esse material passa por um processo de separação onde extraímos o soro, através de uma centrifugação. Após esse procedimento ocorre a separação, onde o soro é colocado em um aparelho automatizado especifico, onde será efetuada uma reação que determina a presença de anticorpos, nesse caso da covid-19.
Os anticorpos são proteínas no soro sanguíneo que o organismo produz quando são expostos a uma infecção, ou seja, contra os agentes invasores (covid-19). Nesse caso vamos falar dos anticorpos IgA, IgM e IgG.
Imunoglobulina IgA e IgM : são as primeiras a serem produzidas na fase aguda da doença, onde irão dar o inicio ao combate a infecção, normalmente se inicia a produção após 7 dias.
Imunoglobulinas IgG : são as chamadas de anticorpos de memória, por isso ficam mais tempo no organismo e aparecem na infecção já numa fase mais tardia, em torno do 14 dia após a infecção.
Obs: em especial no caso da covid-19, tem se percebido que os anticorpos IgG estão sendo produzidos em alguns casos em torno de 21 a 28 dias, sendo diferentes de outros tipos de doenças. Em certos casos não são detectados, em outros são detectados mas ficam pouco tempo no organismo e depois desaparecem.
Quando devo fazer a sorologia:
Para quem apresentou sintomas ou teve contato com alguém positivo a 14 dias ou mais, caso o IgG der negativo e a pessoa tem certeza que teve sintomas de covid-19 ou fez o exame de antígeno ou Rt-pcr e este estava positivo, sugere–se repetir com 21 e 28 dias.
Procure sempre seu médico para orientar qual exame deve fazer no seu determinado momento.