FIBRINOGÊNIO

Saiba mais..

29/04/2022 00:00:00

É um dos fatores importantes e responsáveis pela coagulação do sangue.

O fibrinogênio é uma proteína produzido no fígado e liberado na circulação sanguínea responsável por estancar o sangue quando ocorre um ferimento, juntamente com outros fatores da coagulação e plaquetas, o fibrinogênio entra no final do processo de coagulação, convertendo filamentos insolúveis em fibrina.

Por ser uma proteína de fase aguda em caso de inflamação tecidual intensa o fibrinogênio aumenta em nível sanguíneo.

O que pode ocorrer em caso da dosagem de fibrinogênio baixo em nível sanguíneo?

Como é uma proteína com papel importante na coagulação sanguínea, nesse caso pode ocorrer dificuldade na formação de coagulo para estancar um sangramento. Fatores que diminuem fibrinólise (destruição do coagulo de fibrina), doenças hepáticas, afibrinogenemia (ausência de fibrinogenio), hipofibrinogenemia.

O que pode ocorrer em caso da dosagem de fibrinogênio alto em nível sanguíneo?

Por ser proteína de fase aguda, ele pode estar simplesmente alterado sem significado clinico, estando associada a uma simples queda capilar, como também associada a outras patologias chegando a ocorrer danos como uma trombose, derrames, ataques cardíacos, podendo levar a uma coagulação intravascular disseminada, levando a inúmeros pequenos coágulos para o corpo todo.

Fatores que aumentam o fibrinogênio, processo inflamatório, contraceptivos orais, anticoagulantes, stress, traumas, infecções, inflamações, gravidez, pós operatório...

Por isso existe uma relação com a covid-19 em certos casos, de complicação ou de prevenção a uma possível complicação, o médico saberá o momento certo de solicitar esse exame.
Exame de sangue, através de uma coleta venosa, não se faz necessário jejum, é muito interessante você comunicar o laboratório todos os medicamentos que faz uso e que esta fazendo uso no momento da coleta.

Procure sempre seu médico para orientar qual exame deve fazer no seu determinado momento.