ESPERMOGRAMA

Saiba mais..

03/05/2022 00:00:00

Como é feito a coleta?
Para realizar o exame é necessária uma amostra de sêmen, que deve ser coletada, preferencialmente, no próprio laboratório por meio da masturbação, cujo tempo deve ser determinado pelo médico. O material ejaculado é depositado em um recipiente próprio fornecido pelo laboratório e em seguida encaminhado para a análise. É importante que o homem não pratique relações sexuais ou qualquer outra ação que provoque ejaculação 2 a 5 dias antes de realizar o exame, pois pode influenciar na quantidade total de espermatozoides presentes no sêmen.

O que é analisado?
A análise do sêmen ocorre em duas etapas, sendo a primeira uma análise macroscópica e a segunda uma análise microscópica. Ambas as etapas são fundamentais para avaliação da qualidade e quantidade de espermatozoides capazes de fertilizar um óvulo, indicando, assim, a capacidade reprodutiva do homem.

O que o resultado do exame pode indicar?
O resultado do espermograma mostra como está a fertilidade masculina, ou seja, se os espermatozoides estão em condições de chegar com vida ao óvulo nas trompas da mulher após a relação sexual. O exame também pode indicar se existe alguma suspeita de outros problemas nos órgãos reprodutores do homem, principalmente na próstata.

O primeiro resultado não é definitivo. Podem ser pedidos dois ou mais exames com até 15 dias de intervalo para ter um diagnóstico mais completo, isso pode variar conforme cada caso, o médico quem irá determinar.

Procure sempre seu médico para orientar qual exame deve fazer no seu determinado momento.