INSULINA

Saiba mais..

06/05/2022 00:00:00

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.

Mas ela facilita e aumenta o transporte de glicose e aminoácidos para os músculos, o que ajuda no seu desenvolvimento. A insulina também previne a quebra de proteínas para serem utilizadas como fonte de energia (catabolismo proteico), conservando o tecido muscular. Nesse sentido, a presença de insulina é importante para conseguir a manutenção da massa muscular do corpo.

O que é resistência à insulina?

É quando as células do corpo não respondem bem à insulina, por isso, a glicose não consegue entrar nelas facilmente. Num primeiro momento, o pâncreas aumenta a produção de insulina para vencer essa resistência, mantendo normal o nível de glicose no sangue.

A resistência à insulina está relacionada a quais doenças?

Além do diabetes, é possível que a pessoa também desenvolva hipertensão, dislipidemias (níveis altos de colesterol e triglicerídeos no sangue), esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), síndrome do ovário policístico, obesidade, alguns tipos de câncer (como o câncer de próstata), doenças cardiovasculares e respiratórias, entre outras.

Por que os diabéticos fazem parte do grupo de risco da COVID-19?

Por ser extremamente comum na nossa população, você provavelmente conhece alguém com diabetes, não é mesmo? Você sabe como a covid-19 se manifesta nessas pessoas e por que elas estão mais vulneráveis à forma grave da doença?
Diabéticos têm o mesmo risco de contrair a covid-19 do que não-diabéticos. Contudo o risco de a doença ser grave é maior em diabéticos. Isso ocorre porque o sistema imunológico do diabético sofre alterações por causa dos problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue.

Procure sempre seu médico para orientar qual exame deve fazer no seu determinado momento.