Saiba mais..
06/05/2022 00:00:00Uma das propriedades mensuráveis do sangue é o seu grau de acidez ou alcalinidade. Esse grau é indicado pela escala de pH.
Acidose e alcalose: o que é?
Em um quadro de acidose, o pH do sangue se torna mais ácido. Já em um quadro de alcalose, o pH do sangue se torna mais alcalino.
Por que o pH do sangue se altera e quais são os sintomas?
Diversos fatores podem resultar na alteração do pH do sangue. O corpo humano possui mecanismos de compensação para tentar corrigir eventuais problemas, mas nem sempre eles são suficientes.
Casos de diabetes descontrolado, bronquite, dificuldade respiratória ou uso demasiado de medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) podem contribuir para aumentar a acidez do sangue. Em contrapartida, sintomas de vômito e diarreia, hiperaldosteronismo, febre ou insuficiência renal por tornar o sangue mais alcalino.
Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue?
Felizmente, por meio da alimentação é possível tornar o sangue mais alcalino ou ácido, de acordo com a necessidade do paciente. Obviamente, a dieta deve ser prescrita por um profissional de nutrição ou pelo médico responsável pelo tratamento, mas sabe-se que alguns alimentos contribuem para a correção do pH.
Alimentos como feijão, ovos, farinhas, cacau, álcool, azeitona, queijo, carnes, peixes, açúcar, leite, refrigerante, café e pimenta contribuem para tornar o pH mais ácido – portanto, devem ser evitados em casos de acidose.
Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
Como medir o pH do sangue?
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria que só é realizado a nível hospitalar. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue.
Procure sempre seu médico para orientar qual exame deve fazer no seu determinado momento.