Saiba mais..
29/08/2022 00:00:00A conscientização sobre o reumatismo é de suma importância para a população, uma vez que as doenças relacionadas ao quadro afetam significativamente a qualidade de vida das pessoas.
Mais que provocar dores intensas e problemas no sistema locomotor, ainda podem ocorrer manifestações mais severas, que acometem os órgãos, os ossos e até o sangue.
Segundo dados publicados pela Sociedade Mineira de Reumatologia, 5% da população brasileira sofre com algum tipo de doença reumática.
Mas afinal, o que é reumatismo exatamente? Como diferenciá-lo de condições como a artrite? Quais suas causas, sintomas e possíveis tratamentos?
Reumatismo é o termo utilizado para designar as doenças reumáticas. Elas englobam mais de 200 enfermidades, dentre as quais se destacam a artrite, a fibromialgia e a artrose. Em suma, as patologias afetam as articulações, os tendões, ligamentos e músculos, gerando sintomas como dores, inflamações, entre outros diversos.
Na artrose, por exemplo, a dor ocorre por conta do desgaste da cartilagem. Já na fibromialgia, afeta-se a musculatura. Ainda podemos citar casos como o lúpus, que é autoimune.
A doença pode afetar diferentes regiões do corpo. Isso inclui o reumatismo nas mãos, lombar, joelhos, tornozelos e quadris.
Sobretudo, em casos mais severos, ainda há a possibilidade de ocorrência de reumatismo nos ossos, reumatismo no sangue e em alguns órgãos, como coração, cérebro e rins.
Apesar de as doenças reumáticas serem mais comuns nos idosos, elas também podem atingir pacientes de todas as idades.
As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos.
Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.
Por conta da variabilidade de causas, deve-se buscar um médico sempre que algum sintoma surgir de maneira persistente.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.