Saiba quais são os exames recomendados.
29/08/2022 00:00:00A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na parte inferior do nosso pescoço. Sua atuação tem influência direta em órgãos importantes, como o coração, o cérebro e o fígado. A produção de hormônios realizada por ela interfere no desenvolvimento infantil, nos ciclos menstruais, no peso e na memória. Além da concentração e do controle emocional.
Exames de tireoide:
Anticorpo anti-peroxidase (anti-TPO): presente na grande maioria dos casos de tireoidite de Hashimoto, doença que provoca a lesão das células e perda gradual da função da tireoide;
Anticorpo anti-tireoglobulina (anti-Tg): está presente em muitos casos de tireoidite de Hashimoto, entretanto, também é encontrado em pessoas sem qualquer alteração da tireoide, por isso, nem sempre a sua detecção indica que se desenvolverá a doença;
Anticorpo anti-receptor de TSH (anti-TRAB): pode estar presente nos casos de hipertireoidismo, principalmente causados pela doença de Graves. Saiba o que é e como tratar a doença de Graves.
Quando é preciso fazer exames da tireoide?
Os exames da tireoide são indicados para pessoas acima dos 35 anos ou antes caso haja sintomas ou histórico familiar de alterações na tireoide, mulheres grávidas ou que desejam engravidar e para pessoas que notaram alterações durante autoexame ou exame médico da tireoide.
É importante procurar o atendimento do endocrinologista ou clínico geral para que seja feita a investigação com exames que podem confirmar ou não uma alteração na tireoide.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.