O que é, sitomas, causas e tratamento.
29/08/2022 00:00:00A trombose se manifesta por um coágulo sanguíneo, que bloqueia ou prejudica o fluxo de sangue na região em que se encontra, por consequência vem a se desprender e se locomover até um determinado órgão.
Mesmo em sua maioria das vezes, sendo uma doença que não apresenta sintomas existem casos em que alguns podem aparecer, podemos citar, dor, inchaço no caso de extremidades (pernas, braços e juntas) em sua maioria das vezes, aumentos de temperatura, endurecimento da pele e músculos.
Existem dois tipos de trombose a arterial e a venosa, a trombose arterial é aquela que ocorre na circulação arterial, que transporta o sangue rico em oxigênio dos pulmões para os tecidos e órgãos, a falta de tratamento desta, pode vir a acarretar infartos, acidente vascular cerebral (AVC), gangrenas e amputações. Já a trombose venosa compromete a parte da circulação (veias) que transportam o sangue que já liberou o oxigênio nos tecidos e órgãos, de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação, a falta de tratamento da mesma pode acarretar embolia pulmonar (entupimento de veia do pulmão) juntamente com acidente vascular cerebral (AVC) infartos assim como a anterior.
Dentre os fatores que podem vir a acarretar a trombose podemos pontuar coisas como:
Na área laboratorial, existem exames que são recomendados para diagnostico, acompanhamento e tratamento, dentre eles podemos citar o D-Dímero, Fibrinogênio, Tempo de Atividade de Protrombina (TAP) e o Índice Nacional Normalizado (INR). Sendo muito importante também a realização de um Hemograma já que a alteração nas plaquetas pode ser um indicio da doença.
QUALQUER SINTOMAS PROCURE IMEDIATAMENTE UM MÉDICO, SOMENTE ELA DARA O TRATAMENTO CORRETO.