GRIPE E RESFRIADO

Qual a diferença?

29/08/2022 00:00:00

A gripe é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, que faz com que o sistema respiratório fique infeccionado e cause uma série de sintomas no paciente.

Todo ano, esse vírus Influenza passa por transformações e mutações, que fazem com que uma pessoa que teve a doença uma vez volte a apresentar os sintomas e os efeitos causados pela ação do vírus dentro do organismo.

A gripe é transmitida por meio do contato com as secreções, os espirros e a tosse de um paciente que esteja infectado pela doença. Como o vírus pode sobreviver em suspensão no ar, nos meses de inverno e outono, quando a gripe é mais comum, é importante manter os ambientes sempre arejados e com circulação de ar, para que possa haver uma troca. Isso é válido para locais com muita circulação de pessoas, como o transporte público, por exemplo.

Os sintomas da gripe podem afetar cada pessoa com uma intensidade diferente. De modo geral, um indivíduo infectado pelo vírus Influenza acaba por sentir:

  • Febre acima dos 38 °C;
  • Dores no corpo, em especial nas costas e nas pernas;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse seca;
  • Dor de garganta;
  • Coriza;
  • Cansaço;
  • Mal-estar.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?
A principal diferença entre gripe e resfriado está na intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente.

O paciente com resfriado apresenta febre leve, coriza e dores no corpo, mas não se sente compelido a procurar atendimento médico, enquanto a gripe causa muita dor no corpo e febre elevada, acima dos 38°C. O paciente gripado fica prostrado e não consegue realizar suas atividades cotidianas.

A gripe também acontece com mais frequência quando as temperaturas estão mais geladas, enquanto o resfriado pode acometer o indivíduo durante todo o ano.

Para que o diagnóstico do paciente seja certeiro, podem ser realizados exames de sangue em busca do vírus Influenza, que ajudam a determinar o caminho de tratamento ideal para tratar o paciente.

Como é o tratamento da gripe?
De modo geral, a gripe costuma ser autocontida, com seus sintomas diminuindo e desaparecendo até 10 dias depois do surgimento da doença.

Não existem remédios para a gripe que matam o vírus, mas existem medicamentos que ajudam no alívio dos sintomas da gripe, como o controle da temperatura corporal e a diminuição da dor de cabeça e das dores no corpo.

O paciente com gripe deve repousar e manter-se bem hidratado, como forma de auxiliar seu próprio organismo a combater a doença. Também podem ser recomendados o uso de complementos de vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.