Saiba mais..
29/08/2022 00:00:00Dor no corpo e no fundo dos olhos, mal-estar e febre alta. A pergunta que mais se ouve é: Será que é DENGUE?
Estamos passando pela época do ano em que mais se ouve falar em casos de dengue, isso se deve à junção de alguns fatores: calor, chuvas freqüentes e acúmulo de água parada, o que facilita a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Para fechar o diagnóstico de dengue é feita a correlação entre os sintomas do paciente e os exames laboratoriais, que são:
Com base no Hemograma do paciente, o médico poderá suspeitar de dengue através da análise do número de leucócitos (glóbulos brancos de defesa) e de plaquetas (agentes da coagulação), que se encontrarão diminuídos. Os anticorpos contra o vírus da dengue IgG e IgM só aparecerão do sangue após alguns dias de sintomas, geralmente mais de sete dias, o que pode dificultar o fechamento do caso clínico. O antígeno NS1 da dengue é detectado logo no primeiro dia de sintoma, o que facilita o diagnóstico e, sendo assim, o tratamento pode ser direcionado com maior segurança.
A dengue é uma doença que, se não tratada, pode causar sérias consequências, inclusive levar à morte. A atenção aos sintomas é muito importante. Não se deve subestimar os sinais dados pelo organismo, achando que é apenas um resfriado. Ao apresentar os primeiros sintomas, deve-se procurar uma equipe especializada para a realização dos exames laboratoriais, para que seja avaliada a possibilidade de dengue. Com o diagnóstico rápido e o tratamento adequado, a doença pode ser tratada com eficiência.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.