Entenda como o hormônio afeta a gravidez.
14/09/2022 00:00:00Progesterona é um dos hormônios que comandam as funções do aparelho reprodutivo, principalmente das mulheres. O hormônio também é encontrado no corpo masculino, mas em níveis bem menores. No organismo feminino, essa substância é responsável por diversas ações e tem participação fundamental no ciclo menstrual e na manutenção da gestação.
Os hormônios sexuais têm importante papel na saúde reprodutiva de homens e mulheres. No organismo feminino, uma dessas substâncias é a progesterona, que age em várias etapas: desde a regulação do ciclo menstrual até a preparação do útero para a gravidez e a manutenção da gestação.
A progesterona prepara o endométrio (revestimento interno do útero) para a gravidez após a ovulação. Ela aciona este revestimento para ficar mais espesso e receber um óvulo fertilizado. Ela também inibe as contrações musculares do útero, o que poderia levar o útero a “expulsar” um óvulo fertilizado.
A função da progesterona é regular o ciclo menstrual feminino e preparar o útero para receber o embrião. É responsável pela janela de implantação embrionária e sua produção tem como objetivo garantir que o útero crie condições receptivas para a implantação do embrião e para que a gravidez se mantenha e desenvolva.
O que acontece quando a progesterona está baixa na gravidez?
Caso os níveis de progesterona fiquem abaixo do normal, as mulheres podem ter dificuldades para engravidar porque o endométrio não é preparado para receber o óvulo fecundado. Além disso, mulheres com baixos níveis de progesterona e que conseguem engravidar correm maior risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.
Progesterona alta
Assim, níveis elevados de progesterona, geralmente, são um bom sinal para quem está tentando engravidar, pois permitem que o óvulo fecundado grude nas paredes do útero e comece se desenvolvendo, sem que aconteça a menstruação nem a liberação de um novo óvulo.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.