E como afeta a gestante.
14/09/2022 00:00:00O Gonadotrofina Coriônica Humana, conhecido como HCG, é o hormônio que o corpo da mulher produz durante a gravidez. Por causa dele, é possível perceber a gestação logo nas primeiras semanas, pois ele é responsável por todos os sintomas iniciais, como sensibilidade nos seios, náuseas e fadiga. Além disso, é através dele que os exames de urina e sangue detectam a gravidez.
Inicialmente, esse hormônio é produzido pelo embrião, mas apenas até a formação da placenta no útero da mulher, que será responsável por sua produção no decorrer da gravidez.
Responsável pela manutenção da gestação, o HCG tem como principal função produzir a progesterona, outro hormônio importante, pois prepara o organismo para o desenvolvimento do bebê.
Como ele afeta o corpo da gestante?
Durante a gravidez, a reserva de gordura é fundamental ao corpo da mulher, pois dessa forma, o organismo poderá fornecer os nutrientes necessários à placenta que irá transferir a energia ao feto. Sendo assim, o hormônio HCG também tem como finalidade sinalizar a falta de gordura ao hipotálamo, região do cérebro responsável pelo metabolismo.
Quais são os sintomas do HCG?
Náusea e Vômito, Mudança nos seios, Sensação de sono e cansaço, Desconforto abdominal.
Os três meses iniciais da gravidez são os mais intensos, pois o corpo não está acostumado com o hormônio HCG. Grande parte das gestantes sente esses temidos e sofridos sintomas, porém ele atua de maneira diferente em cada mulher. Algumas mulheres não chegam nem a perceber estes sinais. A partir do quarto mês, ele passa a agir de forma mais discreta, levando os sintomas a desaparecerem.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.