ANTI-MÜLLERIANO

Saiba mais..

14/09/2022 00:00:00

Exame Anti-Mülleriano não é um dos exames de gravidez, mas sim uma avaliação da estimativa da quantidade de reserva ovariana da mulher. Com ele, é possível avaliar o potencial reprodutivo do ovário.

O exame Anti-Mülleriano tem a função de analisar a reserva ovariana da mulher a partir de uma coleta de sangue, oferecendo uma estimativa da quantidade de óvulos que a mulher ainda possui. A mulher nasce com todos os seus óvulos, e mensalmente ela vai gastando quantidades variáveis, apesar de somente um ou dois acabarem realmente sendo liberados na ovulação. Cirurgias e certas doenças podem acelerar a diminuição da reserva ovariana. Quando a quantidade de óvulos fica muito baixa, a mulher entra na menopausa. Mulheres que desejam conhecer a condição da sua reserva ovariana, por exemplo, aquelas que estão próximas de 35 anos e que ainda não tem filhos, e pretendem postergar a gestação, devem fazer este exame. Dependendo do resultado, o médico especialista irá orientar quanto a necessidade ou não, de congelar os óvulos (processo chamado vitrificação) para obtenção de gravidez futura.

O AMH indica quantidade de óvulos, e não obrigatoriamente qualidade. Ter o AMH baixo não indica que a mulher não possa mais engravidar, somente significa que a quantidade de óvulos é pequena, e por esse motivo, se a mulher quiser filhos, não há tempo a perder, ela deve procurar auxilio de seu médico.

Qual a taxa de hormônio para engravidar?
Quando a mulher possui uma taxa de HAM> 4,0 ng/mL, significa que ela tem níveis adequados do hormônio e, consequentemente, maiores chances de engravidar.

A periodicidade deve ser recomendada por um médico especialista, que analisará cada caso individualmente.