CITOMEGALOVÍRUS NA GRAVIDEZ

Riscos e tratamento.

14/09/2022 00:00:00

O citomegalovírus, conhecido também pela sigla CMV, é um vírus da família do Herpes, extremamente comum, capaz de provocar uma infecção chamada citomegalovirose. Em algumas populações, princialmente nos países em desenvolvimento, o número de adultos que já tiveram contato com esse vírus aproxima-se de 100%. Mesmo em países muito desenvolvidos, como Finlândia e EUA, o percentual de adultos infectados pelo CMV é maior que 80%.

Durante a gravidez, esse vírus é detectado através dos exames do pré-natal, mas geralmente é inofensivo e não provoca nenhuma alteração no bebê, principalmente quando a mulher foi infectada ainda antes de engravidar. No entanto, quando a mulher é infectada durante a gestação, o vírus pode causar problemas como microcefalia e surdez no bebê.

O diagnóstico da infecção pelo citomegalovírus é feito através do exame de sangue específico, que mostra se existem anticorpos contra o vírus.
Quando o resultado do exame é "reagente CMV IgM", indica que a infecção pelo vírus ainda está no início, mas se o resultado for "reagente CMV IgG", significa que o vírus está presente há mais tempo no organismo, permanecendo, então, por toda vida, assim como acontece com a herpes.

O citomegalovírus na gravidez pode ser transmitido para o bebê pela placenta e na hora do parto, principalmente se a gestante foi infectada pela primeira vez na gravidez, O tratamento para o citomegalovirus na gravidez deve ser feito sob orientação do OBSTETRA.

Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.