Saiba mais..
14/09/2022 00:00:00Amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e glândulas salivares que ajuda na digestão. Alterações em seu nível podem ser identificadas através do exame laboratorial.
Quando elevada, ela pode estar relacionada a uma inflamação do pâncreas ou das glândulas salivares; quando baixa, pode indicar insuficiência pancreática ou doenças no fígado.
Como é feito o exame Amilase?
O exame Amilase pode ser feito por meio de coleta de sangue ou urina. Caso seja solicitado o exame de sangue, podem ser necessárias algumas horas de jejum.
Para que serve o Exame Amilase?
O Exame Amilase é usado para avaliar a amilase, presente na saliva e pâncreas.
Este exame ajuda no diagnóstico de:
Amilase baixa:
A diminuição dos níveis de amilase é mais frequente em pacientes hospitalizados, principalmente naqueles em que há administração de glicose. Nesses casos, é recomendado esperar até 2 horas para que seja feita a dosagem de amilase e o resultado seja confiável.
Além disso, a baixa quantidade de amilase pode ser sinal de lesão permanente nas células responsáveis pela produção de amilase e, por isso, pode ser indicativo de pancreatite crônica, devendo ser confirmada através de outros exames laboratoriais.
Amilase alta:
O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica. Além disso, a amilase alta pode ser devido a:
Além disso, o médico também pode pedir um exame de amilase na urina que ajuda a avaliar o funcionamento dos rins, podendo ser utilizado durante o tratamento de insuficiência renal para avaliar a eficácia do tratamento.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.