Saiba mais sobre esse exame..
14/09/2022 00:00:00O exame da albumina é feito com o objetivo de verificar o estado nutricional geral do paciente e identificar possíveis problemas renais ou hepáticos, isso porque a albumina é uma proteína produzida no fígado e é necessário para diversos processos no organismo, como transporte de hormônios e nutrientes e para regular o pH e manter o equilíbrio osmótico do organismo, o que acontece por meio da regulação da quantidade de água no sangue.
Para que serve?
O exame da albumina é solicitado pelo médico para avaliar o estado nutricional da pessoa e auxiliar o diagnóstico de doenças renais e do fígado, além de ser solicitado antes de cirurgias para verificar a condição geral da pessoa e avaliar se é possível realizar o procedimento cirúrgico.
Normalmente a dosagem de albumina no sangue é solicitada juntamente com outros exames, como dosagem ureia, creatinina e de proteínas totais no sangue, principalmente quando há sintomas de doenças no fígado, como icterícia, ou de doenças renais.
O que significam os resultados?
O valor aumentado de albumina no sangue, também chamado de hiperalbuminemia, normalmente está relacionado à desidratação. Isso acontece porque na desidratação há diminuição da quantidade de água presente no organismo, o que altera a proporção de albumina e água, indicando maior concentração de albumina no sangue.
Albumina diminuída:
O valor diminuído de albumina, também chamado de hipoalbuminemia, pode ocorrer devido a diversas situações, como por exemplo:
Problemas renais, Alterações intestinais, Desnutrição, Inflamações, e além disso, os valores diminuídos de albumina no sangue também podem ser indicativos de problemas no fígado, em que há diminuição da produção dessa proteína. Assim, o médico pode solicitar a realização de exames complementares para avaliar a saúde do fígado.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.