MONKEYPOX - A VARÍOLA DOS MACACOS

O que é e como se proteger.

14/09/2022 00:00:00

Entre o final de maio e início de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou mais um alerta: a varíola dos macacos. Quem acompanha as mídias e noticiários no mundo, sabe que essa tem sido uma pauta relatada muito frequentemente pelos jornais. Recentemente, a doença já chegou em nosso país.

A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, transmitido pelos animais aos humanos. Este vírus possui roedores como seu reservatório e os macacos são considerados hospedeiros intermediários ou de transportes. Logo, os macacos carregam o vírus sem desenvolver a doença.

“Este vírus faz parte do mesmo gênero do vírus da varíola que estamos acostumados a ver”

A transmissão do macaco ao ser humano ocorre principalmente por meio de contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosa dos animais infectados. A transmissão secundária, ou seja, de pessoa a pessoa, ocorre por contato próximo com secreções respiratórias infectadas, lesões de pele ou com objetos e superfícies contaminados.

Os sintomas da varíola dos macacos começam com febre, dor de cabeça, dores musculares e na lombar, arrepios e exaustão. Entre 1 a 3 dias após a febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando na face e se espalhando em outras partes do corpo.

Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.