Saiba mais..
22/09/2022 00:00:00O sangue grosso, conhecido cientificamente por hipercoagulabilidade, acontece quando o sangue fica mais espesso que o normal, ocorrendo devido a alterações dos fatores de coagulação, acabando por dificultar a passagem do sangue nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de complicações, como AVC ou trombose, por exemplo.
Os sintomas do sangue grosso estão relacionadas com as complicações, podendo haver dor e inchaço nas pernas, dor na cabeça, perda dos membros e dor no peito, por exemplo.
O tratamento do sangue grosso pode ser feito através de remédios anticoagulantes e de uma alimentação saudável.
O aumento da espessura do sangue acontece devido a alterações no processo de coagulação, o que pode acontecer mais facilmente em pessoas com obesidade, história de trombose na família, gravidez, uso de anticoncepcional oral e no período após alguma cirurgia, além de também ter maior risco em pacientes portadores de doença hematológicas que levam a distúrbios da coagulação.
E o que é sangue fino?
O sangue circula livremente por todo o corpo e é um líquido viscoso. Entretanto, quando machucamos o dedo cortando, cortando uma salada por exemplo, o sangue sai fluido e endurece/coagula assim que toca o chão da cozinha. Se o corte for pequeno, depois de um tempo de pressão o dedo para de sangrar e o sangue na borda do corte também está coagulado. Como isso acontece?
Dentro do corpo o sangue se mantém fluido através de um delicado mecanismo chamado de hemostasia. Ele tem de ficar líquido o bastante para que as células circulem livremente e não haja interrupção no caminho das hemácias que levam oxigênio para o corpo. Isso é feito através de anticoagulantes naturais do sangue, secretados pelo próprio corpo, mas o sangue tem que estar pronto para ficar duro e tampar qualquer vazamento importante.
Este delicado equilíbrio pode ser afetado causando sangramento excessivo (por exemplo: hemofilia) ou coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos.
Consulte sempre o seu médico.