Saiba mais..
07/10/2022 00:00:00O teste de coombs é um tipo de exame de sangue que avalia a presença de anticorpos específicos que atacam as células vermelhas do sangue, provocando a sua destruição e podendo levar ao surgimento de um tipo de anemia conhecida como hemolítica.
Existem dois tipos principais deste exame, que incluem:
Teste de Coombs direto: avalia diretamente as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados à hemácia e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão. Esse teste normalmente é realizado para detectar anemias hemolíticas auto-imunes - Veja quais os sintomas que podem indicar anemia hemolítica;
Teste de Coombs indireto: avalia o soro do sangue, identificando os anticorpos ali presentes, e geralmente é solicitado em situações de transfusão, para garantir que o sangue que vai ser doado é compatível com quem está recebendo.
Além da anemia, este teste também pode ajudar a identificar outras doenças que afetam as células do sangue como leucemia, lúpus, mononucleose e eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, assim como identificar risco de reações transfusionais.
O que significa o resultado?
O resultado do teste de Coombs é negativo quando não existe o anticorpo que provoca a destruição dos globos vermelhos, e por isso é considerado um resultado normal.
Porém, quando o resultado é positivo, quer dizer que existe o anticorpo no sangue e, por isso, se o resultado for positivo no teste de Coombs significa que a pessoa pode ter uma doença como: Anemia hemolítica autoimune; Infecção por Mycoplasma sp.; Sífilis; Leucemia; Lúpus eritematoso; Mononucleose.
Consulte sempre o seu médico.