Saiba mais..
03/11/2022 00:00:00Para fazer o diagnóstico da artrite reumatoide, o médico primeiro conversa com o paciente a fim de conhecer a história dos sintomas e, depois, realiza um exame físico em busca de sinais que caracterizem a doença. A história é muito importante, pois o diagnóstico da artrite reumatoide, em sua maioria, é feito apenas pela descrição dos sintomas.
O exame físico permite a observação de quais juntas estão inflamadas e doloridas. Se a doença já estiver instalada no organismo há algum tempo e se a inflamação persiste, o médico pode observar a presença de deformidades nas articulações.
O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.
Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide. A presença dessa proteína ajuda o médico a fazer o diagnóstico de artrite reumatoide, porém, sua ausência não elimina a possibilidade da doença. Geralmente, quanto maior a quantidade de fator reumatoide no sangue, mais intensa é a doença.
Recentemente, surgiu um novo exame de laboratório para ajudar no diagnóstico da artrite reumatoide. Esse exame de sangue chama-se anticorpo anti-peptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP) e tem como vantagem o fato de ser mais específico que o fator reumatoide para o diagnóstico de artrite reumatoide.
Consulte seu médico e conte conosco caso ele solicitar o seu exame.