Conheça os tipos de exames e quando fazer.
09/11/2022 00:00:00O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Em seu estágio inicial, ele não costuma apresentar qualquer sintoma, manifestando-se apenas quando o câncer já atingiu um estado avançado.
Por isso, a melhor maneira de diagnosticar precocemente a doença, é realizando exames periódicos junto ao médico.
Exames de prevenção ao câncer de próstata são indicados para todos os homens a partir dos 50 anos, e a partir dos 40 para quem possui histórico familiar da doença.
Diagnóstico do Câncer de Próstata: os 3 principais exames que ajudam a detectar a doença:
1 – Exame de câncer de próstata: Exame de sangue PSA
O exame de sangue PSA (Antígenos Específicos da Próstata, em português), é realizado para medir a quantidade de moléculas produzidas pela próstata.
2 – Exame de câncer de próstata: Toque retal
O exame de toque retal, ou simplesmente exame da próstata, consiste na análise manual da próstata feita pelo médico. Com o dedo, o médico irá apalpar a próstata para investigar alguma alteração, como nódulo ou área.
3 – Exame de câncer de próstata: Biópsia da próstata
A biópsia da próstata só é indicada quando há a suspeita de câncer de próstata, após a realização dos exames citados acima. O exame consiste na retirada de pequenas amostras do tecido da glândula, para ser analisada em laboratório.
Consulte seu médico e previna-se!