VITAMINA D EM COMBATE A OSTEOPOROSE

Saiba mais..

30/01/2023 00:00:00

A osteoporose é definida pelo enfraquecimento dos ossos causado pela perda acelerada de massa óssea durante o envelhecimento, podendo causar fraturas com mais facilidade.
Os ossos são constituídos de minerais, como cálcio e fósforo, conferindo dureza e densidade para essas estruturas. No entanto, para conservar as características e garantir a saúde dos ossos, o corpo precisa manter o suprimento adequado de nutrientes e hormônios.

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que está naturalmente presente em poucos alimentos ou em suplementos dietéticos. É também produzida de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo, quando raios ultravioletas atingem a pele durante a exposição solar.

Como adquirir vitamina D?

Comer alimentos ricos em vitamina D incluem peixes, ovos, leites fortificados e óleo de fígado de bacalhau.

Tomar sol por pelo menos um período de 10 minutos por dia.

A vitamina D é muito importante para a nossa saúde, especialmente para a absorção de cálcio. A exposição ao sol, nos horários corretos, propicia a sintetização dessa vitamina e, consequentemente, a prevenção de problemas ósseos, como raquitismo e osteoporose.

Vale lembrar que as mulheres são as principais vítimas da perda gradual da massa óssea, devido ao hormônio estrogênio. Antes da menopausa, esse hormônio tem papel importante na manutenção do equilíbrio ósseo.

Obter níveis adequados de vitamina D somente por meio da alimentação é difícil. Para a maioria das pessoas, o consumo de alimentos ricos em vitamina D e a exposição solar são essenciais para a manutenção dos níveis adequados da vitamina. Entretanto, para outros grupos, o consumo de suplementos vitamínicos se torna essencial para ter um nível adequado da vitamina.