LEUCEMIA

Saiba mais..

16/03/2023 00:00:00

Leucemia é um nome que designa um conjunto de cânceres que atingem os glóbulos brancos do sangue, comprometendo o sistema de defesa do organismo. são doenças malignas caracterizadas pela quebra do equilíbrio da produção descontrolada de células brancas do organismo.

Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue, ou então eles não se desenvolvem por completo e caem na corrente sanguínea antes de estarem preparados para exercer suas funções.

Essa produção inadequada irá predispor o organismo a infecções, anemia, hemorragias e outros sintomas.

Tipos de leucemia:

Não se conhece a causa da maioria das leucemias, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos:

Leucemia aguda: Quando as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva. Leucemias agudas são as mais comuns em crianças;

Leucemia crônica: Quando a transformação maligna ocorre em células-tronco mais maduras. Nesse caso, a doença costuma evoluir mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer. Leucemias crônicas são mais comum em adultos.

Quanto aos tipos :

Leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica: Afeta as células linfoides; é mais frequente em crianças;

Leucemia mieloide ou mieloblástica: Afeta as células mieloides; é mais comum em adultos.

O diagnóstico é feito pelo médico hematologista ou oncologista após observar alguns sinais e sintomas e com o resultados de exames como hemograma, mielograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mais especificamente, a biópsia da medula óssea. Em alguns casos pode ser preciso fazer o exame do líquor, chamado punção lombar, para avaliar o líquido que reveste o sistema nervoso central.