INFECÇÃO URINÁRIA EM IDOSOS

Saiba mais..

16/03/2023 00:00:00

A infecção urinária é uma das infecções mais frequentes em pessoas idosas, principalmente nas mulheres. Essa prevalência maior nelas ocorre em qualquer faixa etária, já que a uretra da mulher é mais curta que a do homem, facilitando a passagem de bactérias para a região. Mas na idosa adiciona alguns fatores extras: como mudança na flora vaginal e queda nos níveis de estrogênio.

Além disso, pessoas acamadas que têm incontinência urinária e utilizam fraldas também estão mais propensas a desenvolver esse tipo de infecção. Mas é preciso uma atenção especial aos sintomas, pois nem sempre os idosos manifestam os sinais característicos da infecção urinária, como ardência para urinar, aumento da frequência urinária e febre.

No idoso, geralmente não há febre nem sintomas urinários. A infecção se manifesta de uma forma muito inespecífica, por exemplo, com sonolência, confusão mental, diminuição do apetite. São sintomas mais atípicos e por isso o diagnóstico é mais difícil.
Isso não significa que os sintomas típicos não podem ocorrer também, mas não se deve esperar eles aparecerem para buscar um diagnóstico. E no caso de um idoso acamado que não consegue se comunicar porque tem alguma doença neurológica, ele não vai conseguir dizer que está com ardência para urinar, por exemplo, por isso é preciso ficar atento nos sintomas.

Como prevenir?

Os idosos que fazem uso de fralda, a higiene e a troca frequente são muito importantes na prevenção. É muito comum que se diga que as fraldas aumentam o risco de infecção urinária no idoso, mas na verdade não são as fraldas, é a incontinência urinária do idoso, que faz com que aumenta o risco. O idoso com incontinência pode ter um certo grau de retenção urinária, ou seja, a bexiga não esvazia por completo, e isso faz com que a infecção se repita.
Nos idosos que não usam fralda, a higiene adequada também é fundamental. Um dos principais cuidados é sempre passar o papel higiênico de frente para trás e não o contrário, para evitar que resíduos da região anal sejam levados ao canal da urina e causem uma infecção urinária. O uso de toalhas umedecidas também pode ajudar na limpeza da região (com o mesmo cuidado de passar de frente para trás). Para algumas mulheres que têm queda de estrogênio e têm ressecamento vaginal, o uso de estrogênio tópico pode ajudar a prevenir os episódios de infecção.

Dicas de prevenção geral para evitar a infecção urinária que servem para todo mundo:

- Não segurar o xixi por muito tempo,
- Sempre urinar após as relações sexuais,
- Evitar usar roupa íntima muito apertada,
- Evitar ficar muito tempo com roupa íntima molhada,
- Fazer troca de absorventes higiênicos com frequência
- Beber bastante líquido.

Em caso de qualquer sintoma e dúvidas, procure seu médico de confiança.