Para que serve o exame?
31/05/2023 00:00:00A frutosamina é uma substância criada quando um tipo de açúcar no sangue, chamado glicose, se liga a proteínas que circulam no plasma. O teste de frutosamina é uma forma de estimar a quantidade de glicose no sangue de pessoas com diabetes.
Geralmente, este teste é usado para avaliar as variações dos níveis de glicose nas últimas 2 ou 3 semanas.
Em muitos casos, este exame também pode ser pedido durante a gravidez, para avaliar frequentemente os níveis de açúcar da grávida, já que suas necessidades vão variando ao longo da gestação.
Quando é indicado:
O exame de frutosamina para avaliar os níveis de glicose no sangue é indicado quando a pessoa tem alterações nos níveis de hemácias e hemoglobina, o que é comum em casos de anemia, sangramentos intensos, submetido a transfusão de sangue e baixo nível de ferro circulante. Assim, não é possível que seja realizada a avaliação da glicemia através da hemoglobina glicada, uma vez que os níveis desse componente do sangue está alterado.
A dosagem de frutosamina é útil para avaliar as alterações do controle de diabetes em intervalos menores e para julgar a eficácia de mudança terapêutica já que mede a quantidade de proteínas glicadas no plasma. Os valores de frutosamina se alteram em intervalos menores (1 a 3 semanas) do que os de glicohemoglobina (6 a 8 semanas), alertando mais cedo sobre a deterioração do controle glicêmico, além de diminuírem mais rapidamente que os da HbA1, no caso de o controle da terapia do diabético melhorar.
O que significa o resultado
As alterações nos resultados do exame de frutosamina podem indicar algumas situações:
Alto: Significa que o nível de glicose no sangue do paciente, durante as últimas duas a três semanas, esteve elevado. Em geral, quanto maior a concentração de frutosamina, maior o nível médio de glicose no sangue.
Baixo: Os resultados da frutosamina devem ser avaliados no contexto clínico de cada paciente. Frutosamina baixa pode ser resultado da diminuição dos níveis de proteína e/ou de albumina total no sangue e não necessariamente uma baixa da glicose.
Os resultados da frutosamina no sangue não são afetados pelo consumo de medicamentos, alimentos ou pelo resultado da glicemia do momento.
Em caso de qualquer sintoma e dúvidas, procure seu médico de confiança.