SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPIDE

Saiba mais..

31/05/2023 00:00:00

A síndrome do anticorpo antifosfolipíde (SAF) pode causar trombose (coágulos) nas artérias ou veias, sendo uma das principais causas de aborto recorrente e também de acidente vascular cerebral (AVC) em jovens. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas que tiveram um AVC antes dos 40 anos pode ter SAF.

Causas:

É uma doença autoimune, ou seja, é causada por uma alteração no sistema de defesa do organismo (sistema imune), que faz com que ele "ataque" o seu próprio corpo, produzindo sintomas. Na SAF o sistema imune produz anticorpos chamados antifosfolipídes, que atacam proteínas relacionadas aos lípidios do seu corpo e podem interferir com células sanguíneas aumentando a coagulação dentro dos vasos. Nas grávidas eles podem afetar as células do útero e da placenta, reduzindo a velocidade de crescimento do bebê e aumentando as chances de abortamentos.

O diagnóstico é feito pelo médico, analisando os sinais, sintomas e exames laboratoriais. Suspeita-se de SAF em casos de trombose (arterial ou venosa) ou abortamentos recorrentes, e nesses casos são realizados exames de sangue para investigação de SAF, em 2 ocasiões diferentes, com um intervalo de 12 semanas entre elas.

Muitos portadores de SAF se sentem bem e tem poucos sintomas. A SAF, apesar de não ter cura, tem tratamento e o objetivo do tratamento é prevenir as tromboses e os abortamentos. Para isso são necessários um diagnóstico precoce e a combinação certa de medicamentos.