Qual a função do exame?
31/05/2023 00:00:00A peroxidase tireoidiana (TPO) OU ANTI – TPO, é uma enzima presente nas células da tireoide, que atua na síntese dos hormônios tireoidianos. Este é um exame muito importante na detecção de doenças autoimunes na tireóide.
No entanto, a quantidade desse autoanticorpo tireoidiano pode aumentar em várias situações, por isso é importante que o diagnóstico seja feito levando em consideração o resultado de outros exames relacionados à tireoide, como outros autoanticorpos tireoidianos e dosagem de TSH, T3 e T4.
O que pode elevar o Anti-TPO:
1. Tireoidite de Hashimoto
A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca a tireoide, desregulando a produção de hormônios tireoidianos e resultando em sintomas de hipotireoidismo, como cansaço excessivo, aumento de peso, dores musculares e enfraquecimento de cabelos e unhas.
A tireoidite de Hashimoto é uma das principais causas de aumento da antiperoxidase tireoidiana.
2. Doença de Graves
A doença de Graves é uma das principais situações em que a antiperoxidase tireoidiana está alta e acontece porque esse autoanticorpo atua diretamente na tireoide e estimula a produção de hormônios, resultando em sintomas característicos da doença, como dor de cabeça, olhos arregalados, perda de peso, suor, fraqueza muscular e inchaço na garganta, por exemplo.
3. Gravidez
Devido à alterações hormonais comuns na gravidez, é possível que também existam alterações relacionadas com a glândula tireoide, podendo ser identificada, inclusive, o aumento dos níveis de antiperoxidase tireoidiana no sangue.
Apesar disso, a gestante não necessariamente possui alterações na tireoide. Por isso, é importante um acompanhamento medico durante a gravidez.
4. Hipotireoidismo subclínico
Caracterizado pela diminuição da atividade da glândula tireoide que não gera sintoma e que só é percebida por meio de exames de sangue, em que é verificado níveis normais de T4 e aumento de TSH.
Apesar da dosagem de anti-TPO não ser normalmente indicada para diagnóstico de hipotireoidismo subclínico, o médico pode solicitar esse exame para avaliar a progressão do hipotireoidismo e verificar se a pessoa está respondendo bem ao tratamento..
5. Histórico familiar
Pessoas que possuem parentes com doenças autoimunes da tireoide podem apresentar valores alterados de anticorpo antiperoxidase tireoidiana, não sendo indicativo de que também possuem doença.
Obs: Por isso, é importante que o valor do anti-TPO seja avaliado juntamente com os outros exames solicitados pelo médico.
O que significa TPO baixo?
Níveis baixos de anticorpos anti-TPO podem ser detectados em indivíduos saudáveis com função tireoidiana normal. A importância clínica desse fato ainda não foi determinada.
Em caso de qualquer sintoma e dúvidas, procure seu médico de confiança.