Saiba mais..
14/06/2023 00:00:00A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma doença cardíaca complexa em que o coração tem dificuldade de bombear sangue para o corpo. Essa dificuldade pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais do coração, comumente manifestando-se com sintomas como falta de ar, baixa tolerância aos esforços, dor no peito, tosse seca e/ou inchaço nas pernas.
Essa doença pode ser classificada como “crônica” quando reflete a natureza progressiva e persistente da doença ou pode ser “aguda” quando são observadas alterações rápidas ou graduais de sinais e sintomas que necessitam de tratamento urgente.
O seu diagnóstico baseia-se principalmente na presença de sinais e sintomas de IC e na identificação de doenças que podem resultar nessas lesões no coração, tais como hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose coronariana (entupimento das artérias do coração por placas de gordura), doença de Chagas, exposição à quimioterapia prévia e até mesmo alguns distúrbios hormonais.
No entanto, há diversas situações em que o diagnóstico de IC – ou até mesmo de sua descompensação clínica – são desafiadores, pois diversas outras doenças cardiopulmonares podem manifestar-se com os mesmos sinais e sintomas, em especial a falta de ar.
Aliada a uma boa avaliação médica e com o uso racional de demais exames de imagem, a dosagem do BNP tem sido utilizada na avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca em diversos cenários.
O BNP é um hormônio biologicamente ativo, secretado pelo coração e liberado na corrente sanguínea em resposta a expansão do volume ventricular e a sobrecarga de pressão dos ventrículos. O aumento dos seus níveis tem relação direta com o grau de insuficiência cardíaca, sendo um biomarcador útil tanto no diagnóstico da IC – tais como na IC aguda ou nas descompensações agudas de uma IC crônica - quanto como marcador prognóstico em pacientes já com IC instalada.