HOMOCISTEÍNA

Saiba mais..

22/08/2023 00:00:00

A Homocisteína é um aminoácido localizado no plasma do sangue, relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco, pois seus níveis em grande escala podem alterar os vasos sanguíneos.

O exame costuma ser solicitado para observar a quantidade deste aminoácido no sangue e, se o valor estiver elevado, indicar um tratamento para prevenção dos problemas cardiovasculares. Os valores padrão nos exames devem estar abaixo de 15 µmol/L.

O que o exame pode indicar?

Homocisteína baixa

Normalmente valores pouco abaixo do valor padrão não são preocupantes, mas quando a homocisteína é muito baixa pode resultar em problemas, já que a produção de antioxidantes é menor, fazendo com que as substâncias tóxicas acumulem no organismo. O recomendado é consumir menos alimentos que contém alto teor de vitamina B6 e B12, como peixes, abacate e vegetais, e alimentos ricos em folato, como feijão e lentilha, por exemplo.

Homocisteína alta

Provocada pelo alto consumo de proteínas, que pode causar lesões nas paredes dos vasos sanguíneos e leva ao surgimento de doenças cardiovasculares. Também pode ocorrer o aumento devido a doenças como psoríase e hipotireoidismo, além do uso de alguns remédios. A recomendação para que a quantidade do aminoácido diminua no sangue é ingerir mais alimentos com vitaminas B6 ou B12, como salmão e bife de fígado.