O QUE É DENGUE HEMORRÁGICA?

Quais os sintomas?

13/03/2024 00:00:00

A dengue hemorrágica pode se desenvolver em um curto período após a infecção por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1/DENV-2/DENV-3/DENV-4), embora o DENV-2 seja o mais comumente associado a casos graves de doença.

Enquanto a maioria das pessoas com sintomas de dengue apresentam uma doença febril, 5% dos pacientes evoluem para formas mais graves da doença.

O risco de desenvolvimento da forma mais grave da doença depende de fatores relacionados ao paciente, ao vetor e ao vírus. Por exemplo, idade mais avançada e condições preexistentes, como diabetes, hipertensão, obesidade e doença renal crônica, aumentam o risco de doença grave e dificultam o diagnóstico e o tratamento adequado.

Quais os sintomas da dengue hemorrágica?

- Dor Abdominal vômitos persistentes ou com sangue: esses são dois sintomas preocupantes sobre a doença
- Vômitos persistentes ou com sangue
- Sangramento sob a pele
- Sintomas de choque
- Desmaios

Como prevenir a dengue hemorrágica?

A prevenção da dengue é fundamental para evitar que a doença se espalhe. Para preveni-la, é necessário adotar medidas para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, como:

Eliminação de criadouros de mosquitos: o Aedes aegypti se reproduz em recipientes com água parada. Portanto, é essencial virar garrafas e recipientes de cabeça para baixo, manter pneus velhos secos ou descartá-los adequadamente e lavar e escovar regularmente os recipientes de água, como bebedouros de animais de estimação

Proteção contra picadas de mosquito: usar roupas que cubram a maior parte do corpo, como mangas compridas e calças, especialmente durante as horas do dia em que os mosquitos são mais ativos

Descarte adequado de lixo: não deixar lixo acumulado em áreas abertas, pois isso pode se tornar um criadouro de mosquitos

Vacina: chamada tetravalente, protege contra os quatro sorotipos e indicada para indivíduos entre quatro e 60 anos, em duas doses.