DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON

11 de Abril

11/04/2024 00:00:00

A doença de Parkinson é uma condição que afeta o sistema nervoso central, principalmente o sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo.

O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva. Ou seja: uma condição em que os órgãos ou tecidos do corpo se degradam lentamente, o que pode levar a uma perda da função, em geral motora.

Os principais sintomas motores da doença de Parkinson incluem:

- Bradicinesia: é a diminuição da velocidade e amplitude dos movimentos, que resulta em lentidão geral nos movimentos
- Tremores: são involuntários, geralmente nas mãos ou nos dedos, e tipicamente ocorrem durante o repouso
- Rigidez muscular: esse sintoma torna os movimentos mais lentos e difíceis
- Instabilidade postural: pode haver dificuldade em manter o equilíbrio e a postura, o que pode levar a quedas

Não se sabe a causa exata da doença de Parkinson. No entanto, a combinação de fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos podem ter um papel no seu desenvolvimento. Algumas das possíveis causas e fatores de risco associados são genética, idade, fatores ambientais, e ainda em estudo, fatores emocionais.

O diagnóstico da doença de Parkinson é complexo e geralmente requer a avaliação de um neurologista especializado em distúrbios do movimento. Não há um teste específico para confirmar o diagnóstico, que é frequentemente baseado em uma combinação de avaliação clínica, histórico médico, exames físicos e, em alguns casos, testes adicionais como neuroimagem.

Ainda não existe uma forma de prevenção conhecida para a Doença de Parkinson de maneira absoluta, porém, algumas estratégias como praticar atividade física, manter uma dieta saudável, e atividades cognitivas sociais, são sempre bem vindas.