Saiba mais..
06/05/2024 00:00:00O ácido úrico é um resíduo gerado em decorrência da degradação das purinas, as quais são utilizadas para diferentes processos metabólicos no organismo.
É uma substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, como também encontradas em alimentos de origem animal. Parte permanece no sangue e o restante é excretado na urina.
Quando os níveis de ácido úrico no sangue estão elevados, pode levar a formação de cálculos renais ou se depositar em uma articulação causando uma forte inflamação, a Artrite gostosa ( gota ) tornando-se um fator de risco cardiovascular.
Essa substância possui ainda um efeito tóxico na parede das artérias, contribuindo para a agregação de placas nesses locais. Como a
sobrecarga de ácido úrico pode alterar os níveis de triglicérides e propiciando o acúmulo de gordura no fígado. O ácido úrico ainda instiga a retenção de sódio e, com isso, faz elevar a pressão arterial.
Há, portanto, uma série de fatores de risco causados pelo ácido úrico quando as taxas estão altas, por isso deve ser feito um acompanhamento médico, caso o resultado do exame esteja alterado.