EXAMES DE ROTINA

Saiba a importância de mantê-los em dia

08/05/2024 00:00:00

O câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no mundo, pode ter 95% de chance de cura se for descoberto logo. O câncer de colo do útero também. Na leucemia, o mais comum entre crianças e adolescentes, esse índice é de 75%. E o câncer de próstata, que só dá os primeiros sinais quando a doença já está em estágio avançado, tem 90% de chance de ser curado quando é detectado no início, antes mesmo dos sintomas aparecerem. Para quem se pergunta como é possível descobrir doenças tão graves como essas e ter tantas chances de sobreviver, a resposta é uma só: exames de rotina.

Muitas vezes, os exames de rotina são o único meio de descobrir a existência de determinada doença, já que algumas delas não transmitem quaisquer sintomas. É o que acontece, por exemplo, com o câncer de próstata, um dos tipos que mais acomete homens e que só manifesta os primeiros sinais quando a doença já avançou.

Os exames de rotina também são importantes para identificar alterações que, à primeira vista, podem até parecer inofensivas, mas que precisam ser tratadas para evitar problemas graves no futuro. É o caso da hipertensão, da diabetes e do colesterol alto, por exemplo.

Um dos caminhos para alcançar essa prevenção é justamente a realização de check ups de forma periódica. E mesmo que nem sempre seja possível prevenir, qualquer divergência nos resultados dos exames já pode ligar o alerta. Com isso, os médicos podem antecipar algumas ações e definir a melhor conduta para combater o problema ainda no início. Dá tempo de fazer tratamento, incorporar medicamentos na rotina e mudar hábitos de vida.