ELETROFORESE DE PROTEÍNAS

Saiba mais..

28/06/2024 00:00:00

A eletroforese de proteínas é um exame utilizado para identificar e verificar a quantidade de proteínas presentes no organismo. Ele pode ser realizado através da urina ou do sangue. Esse teste é fundamental durante a investigação de algumas doenças, como anemia, infecções e muito importante no diagnóstico de mieloma múltiplo, mas também pode ser realizado como uma avaliação de rotina.

Também serve para identificar se há presença de proteínas normais ou anormais (chamadas de “clonais”) no organismo. O ideal é que ele seja incluído em exames de rotina, pois pode ajudar a diagnosticar diversos quadros que podem causar alteração na quantidade de proteínas circulantes. Mas, sua realização é mandatória para quem está investigando um quadro de anemia, doença renal ou dor óssea.

Outras situações em que o médico pode solicitar esse exame são:

Mieloma múltiplo.
Desidratação.
Inflamações.
Cirrose.
Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Hipertensão.
Ascite.
Glomerulonefrite.
Síndrome de Cushing.
Enfisema.
Doenças hepáticas.
Pancreatite.
Tratamento com estrogênio Quando está grávida, sendo importante verificar a proteína alterada e adotar medidas para reverter a situação.

Como é feito o exame eletroforese de proteínas?

Ele pode ser realizado por meio da coleta de sangue, normal, ou então por meio da coleta de urina.

A eletroforese de proteínas urinárias de 24 horas, temos a seguinte recomendação para todos os pacientes: retirar o frasco adequado no laboratório, desprezar a primeira urina da manhã e iniciar a coleta de 24 horas, devendo entregar o material no dia seguinte após o término da coleta.

Em caso de alteração no resultado desse exame, deve ser levado para um médico, da qual ele irá interpretar o resultado para saber qual o tratamento adequado ao paciente.