GLÂNDULAS MAMÁRIAS PARA A LACTAÇÃO

Saiba mais..

19/08/2024 00:00:00

A preparação das glândulas mamárias para a lactação começa durante a gravidez:

Primeiro Trimestre: Os níveis estrogênio e progesterona aumentam, promovendo o desenvolvimento dos ductos mamários e das glândulas produtoras de leite.

Segundo Trimestre: Intensifica a preparação das glândulas mamárias com o aumento do fluxo sanguíneo, e o crescimento dos alvéolos e ductos. A produção do colostro, também começa.

Terceiro Trimestre: As glândulas mamárias estão quase totalmente desenvolvidas e prontas para iniciar a produção de leite. A prolactina começa a desempenhar um papel mais significativo, preparando o corpo para a lactação após o parto.

Após o nascimento do bebê, os níveis hormonais ajudam a iniciar a produção contínua de leite, junto com a estimulação do nenê.

Após o nascimento, o hormônio principal que mantém a produção de leite é a prolactina. Ela é produzida pela glândula pituitária e continua a estimular as glândulas mamárias para a produção de leite em resposta à amamentação.

Também como a oxitocina, desempenha o papel na ejeção do leite, facilitando o fluxo do leite para os ductos mamários e permitindo que o bebê se alimente.