Saiba mais..
04/12/2024 00:00:00PSA: Antígeno Prostático Específico
O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata. O aumento da sua concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna ou câncer de próstata.
Indicação do Exame
Normalmente, o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano para todos os homens a partir dos 45 anos de idade. Pode ser realizado sempre que houver suspeita de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame é simples e indolor, feito em laboratório por meio da coleta de sangue.
PSA Livre e PSA Total
PSA Total: Refere-se à soma de todas as formas de antígeno prostático específico (PSA) no sangue. Níveis elevados podem indicar várias condições da próstata, incluindo câncer.
PSA Livre: É a fração do PSA que não está ligada a proteínas. A relação entre PSA livre e PSA total pode ajudar a diferenciar câncer de próstata. Geralmente, uma menor proporção de PSA livre em relação ao PSA total pode sugerir um maior risco de câncer agressivo.
Esses testes são frequentemente usados em conjunto para fornecer uma avaliação mais precisa do risco de câncer e para monitorar a resposta ao tratamento.
Cuidar da saúde é fundamental!